Ser Padre no coração da vida

Compartilhamento

SER PADRE NO CORAÇÃO DA VIDA

 

No dia oito de Janeiro o Jorge ordenou-se padre para fazer da sua vida entrega e serviço. Para dedicar-se ao Reino em tantos desafios, mas também em tantas possibilidades de enriquecimento, de alegria, de serviço generoso, abraço fraterno, de encontro.

Quem se ordena sacerdote quer fazer da sua vida um constante encontrar-se. Um encontro com a vida em todo o seu esplendor. Um encontro com as pessoas, com os pobres, com as crianças, os jovens, com todos os que vêem no padre uma ponte entre o coração de Deus e o coração da vida. Uma ponte entre o coração de Deus e o coração de cada pessoa.

Fazer do ministério um encontro constante com a vida das pessoas, com as situações, com a realidade, é desafio para cada padre. É desafio, deixar que a vida proporcione estes encontros fecundos que aquecem o coração e ajudam a superar as dificuldades. São muitas as dificuldades e os desafios que o nosso ministério nos traz. Mas são imensamente mais as alegrias, os momentos integradores, os encontros felizes, os abraços recebidos.

É desafio alimentar-se constantemente pela Palavra criadora de Deus que se nos oferece diariamente como alimento e como fonte de vida. Ou então a vida nossa vai secando e deixa de jorrar como fonte de bênçãos e de dons para a vida das pessoas. A Palavra que ilumina, reconforta, interpela, perdoa e salva estará no centro da vida. Da nossa como sacerdotes. Para ser Palavra ruminada e oferecida como sentido para a vida do mundo.

É desafio fazer da vida oração, em momentos desejados, buscados, de intimidade com Deus. Mas também fazer da vida e do ministério que se abraça, uma oração constante, entrega verdadeira, oferta do coração onde as pessoas e a vida toda são colocadas diante do coração do próprio Deus. Oferta quotidianamente entregue também no altar da eucaristia.

Por isso é desafio também para a vida do padre, viver uma vida, uma experiência, um caminho onde a eucaristia seja e esteja no centro. Celebrar a eucaristia para que a vida de Deus seja constantemente doada. Da eucaristia que celebramos jorram abundantes dons para a vida do mundo. E nela, o mundo é permanentemente oferecido, até ao banquete final e definitivo do Reino.

A vida do padre, neste encontro com o coração da vida transforma-se ela mesma, e isso também é desafiador – em eucaristia. Oferta. Dom. Gratuidade. Serviço. Partilha. Lava-pés.

Ser padre no coração da vida. É um processo que dura a vida toda. É um processo em que nos vamos humanizando, tornando pessoas… crescendo interiormente. A salvação e a graça que dispensamos como mediadores também nos transforma, nos reconfigura, nos salva.

Ser padre no coração da vida. Para sermos ponte. Para sermos caminho que vai onde mais ninguém quer ir. Para sermos palavra que mais ninguém ousa dizer. Para sermos chama que se acende em tantos corações frios. Para sermos palavra que se diz e que se escuta. Para sermos presença e presente.

Ser padre no coração da vida. Para se deixar encantar pelo dinamismo da vida e da história. Para beber do novo que a cada dia renasce e ser fonte. Para repetir até ao cansaço o grito da esperança e da fé que teima em adormecer no coração do mundo e no coração de tantos irmãos.

Ser padre no coração da vida. Para seguir Aquele que se fez vida abundante – Jesus Cristo vida verdadeira. Segui-Lo nos caminhos do povo. Segui-Lo no encontro e no serviço fraterno. Segui-Lo no acolhimento e na amizade desprendida e sem dependências. Segui-Lo no olhar e na atitude de compaixão para com todos os caídos e todos os que continuam sendo discriminados e afastados da vida e da salvação.

Ser padre no coração da vida. É desafio. É um caminho cheio de possibilidades. Que se apresenta em múltiplas sinfonias e cores. E para tudo isso o coração do padre pode e deve estar aberto. Para fazer desse encontro com a vida um caminho sempre novo.

Pe. Afonso, CSh

Veja o ultimos artigos da Comunidade

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube