A Comunidade Shalom em Belo Horizonte

A 13 de Fevereiro de 1989 começava a história da Comunidade Shalom em Belo Horizonte. Incialmente como hóspedes, fomos trilhando passos firmes até nos firmarmos como comunidade local com jeito mineiro, apesar de já ter sido constituída por portugueses, caboverdianos e cearenses. Belo Horizonte e o povo mineiro acolheram de coração o carisma e o jeito de ser próprio da Comunidade Shalom.

Muitos jovens passaram pelo processo de evangelização do Movimento Encontros de Jovens Shalom, assessorado pela Comunidade. Muitas pessoas assumiram como sua a missão da Comunidade, compondo a Família Shalom em Minas Gerais.

Diz-se por aqui: Minas... são muitas! Pois em Minas, muitas são as formas de estar com o povo que a Comunidade Shalom foi descobrindo: grupos de jovens, assessorias, formação, retiros, grupos de adultos, casais, acompanhamento espiritual, serviço à Vida Religiosa, celebrações, Eneagrama, presença...

Com muitos rostos, de várias formas, em vários locais... do Vale do Jequitinhonha ao Sul de Minas, do Triângulo Mineiro à Zona da Mata e por aí vai! O “trem de Minas” tem espaço para todos, vai de estação em estação, que, mais que parada, significa lugar de encontro. Na Comunidade Shalom em Minas o encontro acontece com quem quiser, com quem chegar, com quem estiver de partida.

A nossa casa é casa de acolhida, de passagem, de Shalom! Se quiser conferir, é só vir... vai ter queijo e café na mesa que é mineira, na cozinha, que é lugar de “contar causo”; mas tem também lugar para o encontro com o Absoluto no recolhimento da capela, na escuta da Palavra, no partir o pão da Eucaristia...

Hoje, a Comunidade se faz com quem por aqui passar, porque a maior comunidade, a Trindade, é a dona da casa e eu, Erick, estou apenas de passagem, com quem quiser me acompanhar. Shalom!

Pe. Erick, CSh

Nossa História

Em 13 de Fevereiro de 1989 chegavam a Belo Horizonte os padres Zé Luis e Tomás para iniciar a missão da Comunidade Shalom nesta Arquidiocese. A princípio, acolhidos pelos Padres Sacramentinos, viveram como hóspedes e irmãos junto àquela comunidade religiosa, junto à Igreja da Boa Viagem, catedral de Belo Horizonte.

Poucos meses depois foram morar em um apartamento no mesmo quarteirão, montando a mobília com a generosidade de pessoas que se foram fazendo amigas – algumas das quais ainda hoje acompanham nossa caminhada. Logo a seguir, continuando essa parceria com os Padres Sacramentinos, ocupamos um apartamento que lhes pertencia e que estava ocioso – a partir daí e do que foi se sucedendo, podemos dizer que a Comunidade Shalom fixou residência em Belo Horizonte, de fato, pois por essa época assumimos a paróquia de N. Sra. da Assunção, em Ravena, municípío de Sabará e junto com a paróquia, um possante fusquinha, já que distava cerca de 30 km de Belo Horizonte. Coincidentemente, chega o Pe. Domingos para reforçar aquela comunidade e começam os primeiros grupos de jovens: na paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro de Sta. Efigênia, na paróquia de N. Sra. de Nazaré, em Morro Vermelho, no município de Caeté, na paróquia de Sto. Antônio, no município de Nova Lima, e na paróquia de S. Judas, no bairro da Graça.

A Comunidade crescia, a missão se incrementava, os amigos se multiplicavam, os jovens foram assumindo o jeito de ser do Movimento Encontros de Jovens Shalom... mas ainda faltava um espaço com a cara da Comunidade Shalom. Foi em 1991 que, com a ajuda de muitos amigos e colaboradores, conseguimos adquirir a casa em que atualmente moramos, na R. Cachoeira Dourada, no Bairro de Sta. Efigênia.

A partir de então, o trabalho só cresceu: os grupos se multiplicaram (S. Lucas, Cafezal, Serra, Sta. Luzia e N. Sra. Medianeira, Caeté, Sabará, General Carneiro, Nações Unidas, Ravena...), as solicitações para assessorar retiros, encontros, dias de formação... apareceram, o trabalho de apoio aos párocos se intensificou, especialmente na paróquia do Divino Espírito Santo, junto ao saudoso Pe. Humberto. Tudo isso foi dando forma e motivando o crescimento da Comunidade Shalom em Belo Horizonte.

Em janeiro de 1992, uma equipe de jovens de Fortaleza veio animar os primeiros Encontros Iniciais em Belo Horizonte, justamente nas paróquias do Divino e de Nazaré. Neste ano o Pe. Tomás saiu da Comunidade Shalom, mas em Julho deste mesmo ano, o Raimundo, então, seminarista da Comunidade, veio fazer um estágio pastoral de um ano em BH. Em Julho de 1993, jovens de diversos grupos de BH foram a Fortaleza, comemorar junto com a Comunidade Shalom, os 25 anos de ordenação presbiteral do Pe. Luis Carlos, nosso fundador.

Em 1994, o Pe. Afonso passou uma temporada nesta Comunidade e também tivemos a presença do Rui, um jovem leigo do Movimento Shalom de Portugal, que veio fazer uma experiência missionária no Brasil.
Neste mesmo ano, a Comunidade adquiriu o terreno onde começaria a construir o Acampamento Shalom, no município de Sabará. Em 1995 o Pe. Domingos foi transferido para a Comunidade de Fortaleza e em 1996, o Pe. Vítor veio para Belo Horizonte. Nesse período as construções do Acampamento Shalom avançam, o Movimento Encontros de Jovens Shalom se estrutura elegendo a primeira Coordenação Executiva e surgem as primeiras vocações para a Comunidade Shalom, permanecendo hoje a Jacqueline, da paróquia Divino Espírito Santo, na Comunidade Shalom Feminina.

Em 1998, o Pe. Vítor vai para a Comunidade de Oeiras, em Portugal, de onde vem o Pe. Álvaro, para compor a Comunidade de BH.

Em 2002, na Assembléia Geral da Comunidade Shalom, o Pe. Zé Luis é eleito Coordenador Geral e, com isso, vai morar em Fortaleza. Por sua vez, o Pe. Erick, recém ordenado, vai para Belo Horizonte.
No ano de 2004 o Pe. Álvaro vai para Portugal, de onde vem o Pe. Raimundo, que fica até 2006 em Belo Horizonte, quando vem o Pe. Afonso, também de Portugal para compor a Comunidade.

Pelo volume de trabalho na Comunidade de Portugal, o Pe. Afonso volta para lá e atualmente a Comunidade de Belo Horizonte conta com a presença do Pe. Erick e com a ajuda de muitos colaboradores e voluntários da Comunidade Shalom.

Pe. Erick, CSh

Rua Lopes Filho, 303 – Parquelândia - 60455-670 - FORTALEZA - CE - BRASIL - Tel: (85) 3281.1085