O que é o Eneagrama?

Compartilhamento

O que é o Eneagrama?

Autoconhecimento - Crescimento Pessoal – Transformação Organizacional

“Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea=Nove; Grama=esquema, gráfico). É tradicionaimente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os nove tipos de personalidade que considera. É um siste­ma dinâmico, pois não considera a pessoa humana presa a determinismo ou a esquemas fixos. Respeita a singularidade, a originalidade e as peculiaridades do indivíduo, numa perspectiva de mudança e libertação do determinismo. É um dos poucos sistemas que se preocupam com o comportamento normal e elevado, mais do que com o comportamento doentio.

O Eneagrama é um instrumento que propõe nove Tipos ou estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão. É um instrumento de auto-conhecimento e sobretudo um caminho de crescimento! Aqui reside sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, ele aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e a lidar melhor com seus pontos fracos. Não promete milagres. É um mapa claro que indica o caminho mas não substitui o esforço pessoal. Nenhum Tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Tudo depende do amadurecimento. Não há julgamento moral: as tendências são geralmente inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.

 

INSTITUTO ENEAGRAMA SHALOM - IESh 

O Instituto Eneagrama Shalom, desde 1995, vem acumulando uma experiência de aprender e ensinar Eneagrama, no Brasil e em Portugal.

Colaborar com a missão da Família Shalom, potencializando o carisma de ser “uma pequena semente de libertação”, através do Eneagrama. O perfil das pessoas que integram esta Forma de Pertença  é de colaborador da Comunidade. Por isso, antes da identificação com a tradição do Eneagrama, do domínio do seu conteúdo e das habilidades pedagógicas para trabalhar com esta sabedoria... o ponto fundamental que marca os colaboradores do Instituto Eneagrama Shalom é a identificação com o carisma da Família Shalom. O Eneagrama, como mapa psicoespiritual que ajuda as pessoas a fazerem itinerários de crescimento e transformação, é o jeito que esta Forma de Pertença assume para “ser uma pequena semente de libertação” na vida das pessoas.

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube