Portugal

Compartilhamento

Casa de Oeiras

Foi em 1982. O Casal Pinto (Conceição e José) entenderam o projecto que Deus tinha para os jovens através da doação que um punhado de gente queria fazer da sua vida, ao serviço do Reino, pela Comunidade Shalom. Tinham ido a Fortaleza para a ordenação do Tomaz e, no contacto/vivência com a Comunidade puderam perceber que o projecto não sendo mera utopia, “tinha pernas para andar” e que a Comunidade Shalom podia ser, de facto, o lugar da Aliança que Deus queria fazer com os jovens.

Regressaram a Portugal com uma semente de esperança: nos seus corações tomava forma a ideia de uma casa para a Comunidade em Portugal. O que terão visto nos quatro membros que, na altura, constituíam aquela comunidade de Fortaleza, ainda embrionária? O que terá tocado os seus corações? Jamais o saberemos, visto que já partiram para o seio do Pai. Mas, naquela altura, assumiram, como tarefa sua, encontrar uma casa que pudesse ser o lugar do encontro, o lugar onde os jovens se sentissem amados por Deus e aprendessem a alegria de serem Igreja. Ainda em Fortaleza, com a Comunidade, quiseram estabelecer, com os membros da Comunidade, critérios para a casa: amplitude, capacidade de acolhimento, fácil acessibilidade, espaço para cursos e encontros...

Todos os dias buscavam nos classificados dos jornais, junto com outras pessoas do Movimento, uma casa que proporcionasse as condições necessárias e, um dia, em 1983... descobriram uma vivenda, na Rua José Guilherme de Oliveira, 5, bem perto da Estação de Santo Amaro de Oeiras.

O sonho tornava-se verdade e, em Abril de 84, a Comunidade Shalom fazia o seu chão na Casa de Oeiras, através do Zé Luís e do Tomaz.

De então para cá, muitos foram os que por aqui passaram, deixando as suas marcas de vida que constrói fraternidade: o Manuel João, o Domingos, o Zé Álvaro, o Zé Maria, o Carlos, o Arjones, o Ginho, o Álvaro... são apenas alguns dos jovens que, ao longo de todos estes anos, aqui montaram ‘a sua tenda’ de encontro com Deus, aprenderam a construir a vida, no serviço, na entrega, na reflexão, na celebração, na festa... gerando fraternidade, aprendendo compromisso... fazendo ponte para a Casa de Formação em Fortaleza...

A Comunidade de Oeiras, disponibilidade ao serviço dos jovens, não tem grandes pretensões mas tem muito sonho. Quer ser, simplesmente, sinal do amor de Deus pelos jovens, da ternura de Deus pelas pessoas. Sonha ser um espaço onde os jovens são a referência, mas onde todos, jovens e adultos, poderão encontrar caminhos de ser, num mosaico de relações onde cada um descobre o sentido da vida, o projecto de Deus.

Todas as semanas por aqui passam dezenas de pessoas, jovens e adultos, buscando luz para o seu caminhar na partilha do ideal e da vida (reuniões da Equipa Coordenadora Nacional e da Equipa Coordenadora Diocesana do Movimento Encontros de Jovens Shalom; das Equipas de ‘Vida Cristã em Partilha’ e dos Grupos de Vivência; da Associação de Amigos Shalom ou mesmo em cursos e encontros de Grupos paroquiais do Movimento) ou, simplesmente, no encontro fraterno com os Padres da Comunidade...

A Casa de Oeiras pretende ser, tão-somente, a Tenda da Aliança de Deus com os jovens!

Comunidade Shalom (Lisboa)
R. José Guilherme de Oliveira, 5 –Ap. 49
2781-901 Oeiras Codex -Portugal
Tel 214425391
Email: jorgebenfica.csh@gmail.com / zeluiscsh@yahoo.com.br

 

Casa de Braga

Desde Agosto de 1998 que a Comunidade Shalom abriu casa em terras do Norte de Portugal. A diocese de Braga, onde há mais de 25 anos o Movimento Shalom lançou raízes, acolheu a Comunidade, para que pudesse ainda estar mais inserida na realidade e na linha do seu carisma, “ser tenda de aliança entre Deus e os jovens”.

Desde a fundação passaram por esta casa alguns padres da Comunidade: José Luís e Raimundo (6 anos), Afonso e Álvaro (2 anos). Face ao remanejamento de pessoas entre as nossas comunidades, desde finais de 2006 que a casa de Braga apenas tem servido como ponto de apoio e de encontro dos jovens do Movimento Shalom das dioceses de Braga e Viana, passando a presença de algum padre da Comunidade a ser mais esporádica.

Em 2009, e face ao desafio de apoiar-acompanhar o trabalho e o desenvolvimento dos grupos nas dioceses de Braga, Coimbra e Viana do Castelo, a presença de um padre da Comunidade passou a ser permanente.

Procurando inserir-se na vida da arquidiocese, a Comunidade em Braga, além daquilo que lhe é específico (trabalho com Juventude, sobretudo na linha do Movimento Shalom), colabora com a pastoral da Juventude Arquidiocesana e com diversas solicitações que frequentemente são colocadas por diversas paróquias (missas, pregações, confissões, palestras).

Alguns desafios que se colocam à presença da Comunidade em Braga:

- Apoiar o trabalho dos grupos do Movimento Shalom, sobretudo no acompanhamento das equipes coordenadoras diocesanas.

- Congregar em espaços de encontro-partilha, encontristas mais velhos que se sintam desafiados a vivenciar a espiritualidade do Movimento na vida presente e nas solicitações do quotidiano.

Comunidade Shalom (Braga)
R. dos Urjais, 10, Nogueiró
4710-213 Braga - Portugal
Tel 253676545
Email: jorgebenfica.csh@gmail.com / zeluiscsh@yahoo.com.br

Acompanhe nossas redes sociais

Siga-nos pelo Facebook

Siga-nos pelo Instagram

Acompanhe nosso canal no Youtube